quinta-feira, junho 30, 2005

Verde: esperança ou imaturidade?

E à medida que Sabará atravessa os dias vai ficando verde. Apesar da tentação da metáfora, não direi a seguir que trata-se de clara simbologia a representar a imaturidade de uma cidade hoje menor, sobretudo na política. Não.

Também esqueçamos por ora a afronta e desrespeito ao público que foi a pintura do chafariz do Rosário com a cor que a atual administração pega empresatada para si.

Ora, verde também é esperança. E se Brasília nos envia sinais de que a corrupção a destruiu, talvez seja bom agouro o fato de passarmos aqui a torcer por novos tempos pintados com a cor que pede sua vinda. Oras e oras.

Ontem vi o coreto ficando verde com as pinceladas lentas de um velho operário do município. As pontes, símbolo da travessia, também já têm a nova cor.

São muitos os que lamentam, em silêncio e anonimamente, como "bons" sabarenses, as feridas e os baques que transformaram a cidade no que é agora. Sabará é uma cidade machucada e o verde é uma cor que nos pede calma e lembra que há sempre alternativas.

Mas a realidade não se pinta numa tarde. Ela carece de enfrentamento. Vista assim, Sabará é uma cidade que tenta se transformar e nesse exato momento evidencia um penoso conflito que parece não chegar aos ouvidos da massa, apesar de estar tudo diante de seus olhos.

Ora, há essa clara intenção de impor a identidade e a presença de novos tempos por meio da nova administração. O verde irrompe pela cidade, às vezes despropositadamente (oh, Rosário...). Mas a ânsia de dizer ao povo que é tudo novo pára na porta da prefeitura. Pois lá dentro, nas entranhas do poder municipal, ainda mamam velhas bocas.

Oh, e como são viciadas essas bocas! Elas mantêm vivos modos arcaicos de uma gestão casuística que atropelou o público e mirou o poder.

Que é um governo senão um amontoado de interesses? Aqui, as ruas já descobriram. Temos um novo prefeito, sim. Mas o governo ainda é velho, perigosamente velho. Não vê? Todos os ineptos de outras épocas surpreendentemente ainda encontram tetas fartas onde cravar seus dentes cariados. Todos: parentes, derrotados, desqualificados.

Então temos um conflito de interesses que, como em Brasília, está a matar um governo que nasceu autêntico. Ok, o nosso não nasceu autêntico. Mas as ruas já aceitaram de bom grado o que estão chamando de “boa vontade e interesse” do novo mandatário municipal. O que não basta para evitar que seja estraçalhado e perca a legitimidade entregue de graça por significativa parcela do crédulo povo sabarense.

Aqui, temos o verde a anunciar a esperança nas ruas. E o amarelo, que poderia representar o ouro. Mas que no momento é a lembrança de um fruto podre.

4 comentários:

Anônimo disse...

Belo texto!

Se o "Verde" pelo menos fosse prenúncio de uma gestão preocupada com o Meio Ambiente... A Pedra Rachada bem sabe que o verde só se encontra estampado em concretos, chafarizes, pontes e etc.

A cor verde que deveria ser, naturalmente, o revestimento do nosso relevo se exibe como sinônimo de uma mudança artificial e hipócrita.

É, pelo visto nossa terra ainda continua "Amarela": desmatada, com vergonha e com resquícios de uma gestão "anterior" (nem tão anterior assim, né? Visto que sou obrigado a ver as mesmas caras em cargos diferentes...)

Sabará, Amarela de vergonha e Verde de desgosto.

Até mais!

Anônimo disse...

Torço para que o verde seja de esperança e amadurecimento.Sinto uma grande vontade de Sérgio acertar,claro que ele tem aquelas dívidas políticas mas quem não as tem?Espero que os puxas sacos que já eram do antigo sejam deixados de lado e ele consiga com os poucos aliados e amigos(realmente são muito poucos e raros)fazer tudo que planejou.Tirar o podre e ficar com o verde amarelado.

Anônimo disse...

Huuuu, que criatividade eim, realmente falta muito para o brasileiro aprender quais são suas necessidades básicas, e definir suas prioridades, com tudo que vem acontecendo na cidade vocês somente identificaram a COR, é muita pobreza de espirito. A podridão citada, pode pelo menos ser comparada com a que estamos vendo no dia a dia. É a luta esta acabando companheiros......

Anônimo disse...

Huuuu, desculpa galera. Fiz este comentario aiem cima antes de ler a materia. agora li e entendi.

AHAHAHAH....

Fica aí mais essa do PTZinho