domingo, junho 05, 2005

Homicídios no Centro: fato isolado?

Que Sabará já figura há muito entre as cidades mais violentas da região metropolitana de BH, isso todos já sabem. A novidade é que os homicídios que antes ficavam restritos a bairros em situação de risco social, como General Carneiro e Fátima, estão acontecendo de uma maneira nova. Ou seja: podem ser à luz do dia, no Centro da cidade.

O erro mais grave que a mídia pode cometer quando o assunto é aumento dos índices de violência é a divulgação de crimes isolados como se fosses ocorrências cotidianas. Citemos alguns fatos isolados como fatos isolados, pois.

Há poucos meses, num domingo à noite, briga de jovens resulta em homicídio nas imediações do clube Cravo Vermelho. E na semana que acaba de terminar, na rua Dom Pedro 2º, um lavador de carro foi vítima de disparos de arma de fogo e, no dia seguinte a esse crime, na mesma região, ocorre outro assassinato. A Dom Pedro 2º é a principal rua da cidade, onde estão instalados o Bradesco, os Correios, a prefeitura, o INSS, a secretaria de educação, de turismo, de cultura, a biblioteca, comércio em geral, além de ser o conjunto histórico mais ou menos bem preservado da cidade. Ah, e tal via não tem policiamento regular.

Fatos isolados. Que como tal não provocaram qualquer tipo de reação oficial enérgica, que é como fatos isolados ou não devem ser encarados nesses casos. Ora, a expansão desse tipo de crime para a porta das instituições da cidade não nos mostra algo?

Bem, esses fatos isolados ocorrem quase que em frente ao Fórum e a Prefeitura Municipal. Esperam que ocorra um em frente à Câmara Municipal para agir?

O discurso oficial nesses casos reagirá certamente com a boa e velha desculpa: “São fatos isolados, a violência ocorre em todos os lugares, falta verba, etc.”.

E você, o que acha? Você se sente ameaçado pela violência em Sabará? Acha que ela cresce? Por que? Como deve ser combatida?

Os links abaixo ajudam a compreender melhor a violência que a grande BH experimenta e da qual Sabará, cuja grande parcela da população vive num arremedo de cidade, não escapa.

Apenas 28% dos homicídios em BH são desvendados - Balanço recente sobre os índices de violência em BH e região. Assustador.

Polícia Militar – Ouviu falar de algum crime em Sabará? Passe lá antes de espalhar notícias incompletas ou equivocadas. O site mostra também ações preventivas interessantes da PM, além de um canal de comunicação com o Comandante Geral. Não estão te ouvindo em Sabará? Fale direto com o homem.

Crisp – Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da UFMG. Artigos, pesquisas, projetos inovadores e muitos dados para você se informar sobre políticas públicas na área de justiça criminal.

Desarme.Org - Organização não governamental que trabalha pelo desarmamento. No site você encontra informação sobre a violência e as armas no Brasil e no mundo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Seria interessante, a PM disponibilizar um efetivo só para cuidar da segurança na parte central da cidade. Quem sabe assim a população possa sentir uma sensação de segurança...