quarta-feira, junho 29, 2005

Praça de alimentação ou passarela do álcool? Voto na praça, só que na Santa Rita

Obra na praça Santa Rita

Nesta semana, a obra na praça Santa Rita entrou praticamente em sua fase final. O amplo calçamento novo de pedra portuguesa ficou belo. O que evidencia ainda mais o efeito que oito anos sem tomar banho tiveram sobre o calçamento no resto da praça. Vai dar trabalho tirar o encardido para a inauguração da passarela do álcool (o que? ainda não pensaram nisso?).

Opa! Passarela do álcool? Ou será praça de alimentação? Ora, deveria ser apenas praça. Será uma pena ver esse belo calçamento tomado por mesas, sem espaço para o pedestre olhar a paisagem e a brincadeira das crianças. Muito mais charmoso (e coerente) seria instalar bancos, iguais aos que já há na praça, apenas nas laterais.


Obra na praça Santa Rita

Afinal, o desenho do projeto evidentemente peca pela falta de harmonia com o resto da praça. Com o acréscimo de mesas de bar, então, será um elemento estranho para a Santa Rita.

Explico. A opção por essa espécie de deck bem elevado separou a Santa Rita em duas.

Uma opção mais eficaz de ampliação do espaço poderia ter adotado elevações semelhantes, mas em três níveis mais suaves (removendo para tanto o chafariz, como já foi afirmado que será feito). Esses três níveis poderiam ter as extremidades viradas para o coreto acompanhando a borda circular do piso que contorna aquela construção. E não escadas. Isso teria um efeito surpreendente de valorização do coreto, que poderia ser ainda mais destacado com o uso de iluminação especial.

Mas enfim, um projeto assim trataria o coreto como elemento principal da praça. O que não foi feito, pelo contrário. Mas, se os coretos são símbolos do viver em Minas, não o são também os botecos? Só mais uma questão de visão administrativa (no caso da nossa, opção temerária, já que o discurso mira o turismo).

Enfim, a praça continua com seu coreto lá no meio. E se a prefeitura não voltar atrás, terá um botecão. Ou seja, haverá a praça Santa Rita. E a passarela do álcool.

9 comentários:

Anônimo disse...

Achei q as mesas seriam fixas, mas pelas fotos parece que não né. Então os bares é q vão colocar as mesas? Porque se for assim vai ser interessante quando começar uma briga. Armamento é que não vai faltar.

Anônimo disse...

Vocês não perceberam: suspenso e com aquele formato... lembra um ring certo??? Só faltam as cordas!!! Além disso, é sempre bom lembrar que os bares que terão direito a usar o espaço serão BAR-OCO E 314, o primeiro, já por apropriação, deverá ter uma parte maior, digo, mais mesas que o segundo... Caberá a esses, donos do "ring", manter a ordem e a preservação do local!

Anônimo disse...

Já pensou quando for carnaval? Hahaha...

Anônimo disse...

Penso que podemos visualizar sim como opção de lazer, com mesas e cadeira (tvz de plástico?), mas afinal sao apenas suposições...nos jovens estamos sem opcao de lazer...intelectualidades e elites sempre querem definir o que se deve ao povo....

Anônimo disse...

Ninguém vê nada de positivo? Que pena, mais uma iniciativa que começa negativa!

Anônimo disse...

A rua D. Pedro II é ou ñ é tombada,
ta ficando dificil entender, fecham a rua e colocam vaso de jabuticada,(faltou o do ora-pro-nobis) mexem na praça que faz parte deste "tombamento" no centro, trocam as cores... mas q zona e ninguem faz nada

Anônimo disse...

Que pena achava a parte nova da praça mais bonita com os tapumes.Agora que tiraram os respectivos já posso falar mal,pois todos diziam : Não critique antes de ver! Agora já posso. QUE HORROR!!!! Ficou horrível,não tem nada com o resto da praça. Realmente esta parecendo um ringue de box.Achei incrível os spots no chão. Vamos fazer uma aposta aqui? Quantos dias eles ficarão intactos?Dou uma semana.

Anônimo disse...

Tem gente que não vai concordar comigo mas que Fantini fez, fez.Foi o único prefeito que colocou os funcionários da prefeitura para lavar a Praça Santa Rita. Eu disse "lavar" e não jogar água.Jogaram ácido,sabão em pó e esfregaram. Fez umas duas vezes. Ficou linda, tudo clarinho. Bem diferente do que fizeram esses dias.Ele podia ser até meio descortes mas mandava e era obedecido.Lava Sérgio,lava.

Anônimo disse...

Que triste, estou muito triste.....
Pensei que este espaço era realmente livre, mas, galera, infelizmente não é. Excluiram minha opinião sobre esta matéria, que triste. Nada realmente é serio, so esta sendo publicado o que o idealizador quer, isso é se ele realmente for o idealizador.
Espero que este comentario fique pelo menos 01 dia como o anterior ficou. VÊ SE NÃO DELETA SIM, SEU PAU MANDADO.