sexta-feira, julho 08, 2005

"Obra" no Kaquende termina sem começar. E as placas?

O tapume que havia sido instalado em frente ao chafariz foi retirado sem qualquer explicação. Havia afixada nele uma placa improvisada com os dizeres "Em obras". Improviso: falta de padrão, inexistência de dados como motivo da obra, duração, custo, engenheiro e empreiteira responsáveis pela mesma.

O que é que está acontecendo? Ãhn??? Desculpe, não ouvi nada!

Ora, a cidade realmente vem passando por pequenas intervenções urbanísticas que precisavam ser feitas há muito. Entretanto, ainda não vi placas em tais obras.

Os legisladores de plantão me corrijam se estiver equivocado, mas é lei instalar em qualquer obra a placa informativa. Ou aqui não é?

As placas nos mostram quanto estamos pagando pela obra, quem a está realizando, o responsável técnico pela mesma. Enfim, são uma satisfação obrigatória ao cidadão.

Na última gestão do ex-prefeito Wander Borges (97/2000), uma dessas placas foi a responsável por uma grande polêmica. Todos se lembram. A mesma informava que a construção do novo receptivo turístico (ainda fechado!) custaria cerca de R$ 111.000,00. Cento e onze mil reais.

Todos concordaram à época que com algo em torno de R$ 50.000,00 seria possível realizar uma obra daquelas. Esse valor que menciono não é casuístico. Há rumores dando conta de que foi esse mesmo o custo real do nosso receptivo que não recebe. Opa! Podemos ver as notas? Ãhn?

Bem, então estamos num dilema. Ou Sabará tem obras com placas mentirosas ou não as tem. Seria comprovante inequívoco de nova mentalidade administrativa o trato mais cuidadoso com tudo que diz respeito ao erário. E quando é um engenheiro quem está à frente do Executivo, placas, das que digam a verdade, são algo básico.

Voltando a questão do Kaquende. A sensação que tenho é de que nosso patrimônio está à disposição de experimentalismo e, para dizer o mínimo, da falta de planejamento.

Depois do lamentável episódio de pintura do chafariz do Rosário de verde (clica!), da intervenção incoerente na Santa Rita (clica!) e da opção por um piso inadequado para a calçada do Teatro (clica!), a prefeitura deveria finalmente olhar o Centro com unidade. Precisamos de um projeto coeso e duradouro, e não de intervenções aleatórias que beiram o descartável.

(Clica aqui e leia o que já publicamos sobre o caso do Kaquende)

7 comentários:

Anônimo disse...

A única manutenção que o Kaquende realamente precisa é uma pintura com certa frequência. Precisa-se cercá-lo com tapumes para pintá-lo?
A não ser que queiram construir uma 3° bica... Aí eu até concordo!

Há tempos que o Chafariz está sendo interditado pela má qualidade da água. Essa é a verdade. A nascente desprotegida acarreta a poluição da mesma.

Cabe à Secretaria de Meio Ambiente proteger o curso d'água e à Secretaria de Saúde monitorar a sua qualidade! Simples!

"Quem bebe da água do Kaquende sempre retorna a Sabará..."

Completando: "...para denunciar à vigilância sanitária eventuais enfermidades ocasionadas pela água!"

Anônimo disse...

"Precisamos de um projeto coeso e duradouro, e não de intervenções aleatórias que beiram o descartável."

Ou beiram a loucura...

Anônimo disse...

Se é tudo isso aí de cima então porque tiraram o tapume?Não teria que continuar fechado?A água é insípita,inodora e incolor?Ou temos outras cossitas mais?

Anônimo disse...

É um descaso com o cidadão. O pior é que como o Vitor já disse nosso prefeito é engenheiro, então ele sabe como teria de agir. O caso da casinha na entrada da cidade para receber turistas é algo evidente de como nosso ex-prefeito embolsou verbas públicas, afinal não tem outra explicação! E o dinheiro gente "É NOSSO"!!!! Sérgio Freitas, vou dar um conselho: não comece fazendo cagadas, afinal seu mandato ainda está no início. Existe sim, pessoas que poderá ludibriar, mas uma grande parte da sociedade é letrada e sabe decifrar as entrelinhas, colocar o pingo nos is, essas coisas...

Anônimo disse...

HaHa, Como é bom ser Criativo, sinto-me muito gratificado com o numero de pessoas utilizando-se do PT zinho, acho que o mesmo foi muito bom, aja visto que o BABACA acima esta se fazendo passar por PTzinho, HAHAHAHAHAHAHAHA, emprestei meu nome e o estou vendendo legue para 997213034, e posso o direito de uso, porem este acima não sou eu e a partir de hoje estou fora e com a conciência tranquila de ter sido melhor que vocês pegadores de carona. Estou foram e tornando público. Foi bom enquanto durou.

Atenciosamente,

CARLOS ROBERTO - VULGO PTzinho

Anônimo disse...

Notei a diferença pelo português.

Anônimo disse...

Passei em frente ao chafariz e notei a pintura.Poderiam colocar uns filtros nos bocais das torneiras aí não teriamos mais problemas! E a pintura ficou linda!!!!!